APRESENTAÇÃO
Os Relatos de Experiência serão espaços para promover apresentações de ações, projetos ou programas de gestão, produção e política cultural, considerando suas intersecções sociais realizadas nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Eles serão estruturados em rodas de conversa de modo que, após as apresentações, haja um espaço para a troca mútua entre os participantes presentes na sessão, autores ou ouvintes.
O trabalho deverá ser submetido em resumo [acesse o modelo aqui], em formato .pdf, respeitando o limite de duas laudas. Não há necessidade de ineditismo no relato.
Podem inscrever-se como proponentes de relatos de experiência servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e terceirizadas(os/es) que atuem na gestão cultural universitária e com vínculo nas instituições públicas de ensino superior. Cada proponente pode submeter até dois resumos diferentes, podendo ser no mesmo eixo temático ou em diferentes eixos.
As sessões serão divididas em quatro eixos temáticos, que dialogam diretamente com as metas propostas no Acordo de Cooperação Técnica nº 23, firmado entre MEC e MinC, com o objetivo de coordenar ações entre estes ministérios, visando a promoção da cidadania e da diversidade cultural nas instituições formais de ensino.
EIXOS TEMÁTICOS
Eixo 1 – Política cultural e planos de cultura nas IPES
Apresentação de relatos sobre ações e articulações para a criação ou implementação de políticas e planos de cultura nas IPES, incluindo-se aqui aqueles referentes a instrumentos de participação e representatividade para seu desenvolvimento, bem como sobre metodologias de avaliação e elaboração de indicadores para o campo das artes e da cultura.
Eixo 2 – Financiamento e fomento à cultura, às artes e a equipamentos culturais localizados nas IPES
Apresentação de relatos sobre ações, projetos e programas de apoio às atividades culturais e artísticas realizadas nas IPES, tais como gestão de grupos permanentes, o estímulo a novos grupos, a novas linguagens, entre outros objetivos. Também serão aceitos relatos sobre ações realizadas para a captação extraorçamentária para o financiamento dessas ações, bem como para o financiamento e gestão de equipamentos culturais localizados dentro das IPES.
Eixo 3 –Articulação entre IPES e comunidade em arte e cultura
Apresentações de relatos sobre ações, projetos e programas para a difusão de arte e cultura desenvolvidos nos institutos e nas universidades, para fomentar um ambiente acadêmico culturalmente mais plural e dinâmico, bem como iniciativas criadas em diálogo com as comunidades do entorno da instituição de ensino superior que promovam intercâmbios e colaborações que valorizam tradições locais e regionais. Serão também aceitos relatos que versem sobre ações, projetos e programas criados para a integração de todos os níveis de ensino (básico, médio e superior).
Eixo 4 – Estímulo a mestres e mestras da cultura popular e Notório Saber
Apresentação de relatos sobre ações, projetos e programas que elaborados a partir de vínculos com mestres e mestras de culturas populares e tradicionais, de modo a integrar seus conhecimentos e suas práticas aos currículos acadêmicos. Também serão aceitos relatos sobre ações, articulações, projetos e programas relacionados ao reconhecimento de notório saber.
Eixo 5 – Estudos e Pesquisas Políticas Públicas de Cultura
Este eixo reúne trabalhos dedicados à investigação teórica e empírica das políticas públicas culturais, reconhecendo o papel fundamental da produção acadêmica na formulação, implementação e avaliação de ações públicas no campo da cultura. Valoriza-se aqui a pesquisa como instrumento essencial para a compreensão das dinâmicas culturais, a identificação de demandas sociais e a construção de políticas mais democráticas, inclusivas e efetivas. Os estudos apresentados devem contribuir para o fortalecimento do debate sobre políticas públicas de cultura, oferecendo subsídios críticos para gestores, pesquisadores e agentes culturais. Busca-se, assim, consolidar pontes entre universidade e sociedade, promovendo o diálogo entre conhecimento científico e práticas transformadoras no campo das políticas culturais.
Eixo 6 – Cultura e Crise Climática
Apresentações de relatos sobre ações, projetos e programas que exploram as conexões entre cultura e emergência climática, reconhecendo que práticas culturais, saberes tradicionais e manifestações artísticas têm papel fundamental no enfrentamento da crise ambiental. Os trabalhos apresentados devem contribuir para repensar o desenvolvimento a partir de perspectivas que articulam diversidade cultural, justiça climática e sustentabilidade, evidenciando que a cultura não é apenas afetada pelas mudanças climáticas, mas constitui elemento central nas respostas à crise.
SOBRE AS AVALIAÇÕES
Os resumos serão avaliados por dois pareceristas para a confirmação de adequação à proposta, o formato e o encaixe ao eixo temático, sobre os quais poderão ser sugeridos ajustes no prazo indicado no cronograma abaixo.
As submissões poderão conter vários autores, porém caberá à(ao) proponente realizar a comunicação oral. A exposição será feita de forma individual entre 5 e 10 minutos, podendo ser utilizados recursos audiovisuais, tais como apresentação de slides ou vídeos. Neste caso, será necessário obedecer às orientações de acessibilidade que serão disponibilizadas a fim de promover a mais ampla participação.
Os resumos aprovados e efetivamente apresentados serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação, os quais serão emitidos por trabalho apresentado.
SOBRE AS APRESENTAÇÕES
As apresentações acontecerão em sessões divididas nos eixos temáticos nos dias 4 e 5 de dezembro, a tarde, das 15h às 18h, por meio de plataforma de reunião online fechada às pessoas previamente inscritas no evento. Não será feita transmissão, mas as sessões serão gravadas para fins de apoio documental para a produção dos anais e produção de conteúdo para os canais oficiais da instituição organizadora. Os links de acesso serão informados oportunamente, por e-mail.
CRONOGRAMA
16/out a 16/nov – Prazo de submissão dos resumos
21/nov – Divulgação dos trabalhos aprovados, com definição de dia e horário de apresentação
21 a 24/nov – Ajustes no trabalho, se necessário
4 e 5/dez – Apresentações dos relatos de forma on line, das 15h às 18h.