VI ENCONTRO NACIONAL DO FORCULT

O VI Encontro Nacional do FORCULT aconteceu entre os dias 21 e 24 de novembro, na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, em formato híbrido.

A programação do evento contou com as participações do Prof. Hélder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFU e Presidente do FORPROEX; da Profa. Sandra Goulart Almeida, Reitora da UFMG e Presidenta da AUGM; do Prof. Paulo Miguez, Reitor da UFBA e do Prof. Boaventura de Souza Santos.

Acesse aqui a programação do VI Encontro Nacional do FORCULT.

Diversas atividades foram transmitidas e estão disponíveis no Canal do FORCULT Nacional no Youtube.

ENCONTROS REGIONAIS

REGIONAL CENTRO-OESTE

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) sediou a terceira edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) – Regional Centro-Oeste. O evento começou no dia 17.08.22, pela manhã, com a palestra “Políticas Culturais nas Instituições de Ensino Superior: a experiência da UFF”, proferida pelo professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Leonardo Guelman. No período da tarde o Grupo de Trabalho de Financiamento para Cultura nas IPES discutiu as possíveis estratégias que essas instituições podem traçar para captação de recursos, tanto internos quantos externos.

No dia 18.08.22, pela manhã, uma importante mesa redonda com Pró-Reitores representantes do Centro-Oeste discutiriam o que cada um vem realizando para efetivação da cultura, implementação de política e plano de cultura, mostrando as possibilidades e os principais gargalos. No período da tarde, o coordenador geral do FORCULT apresentou o trabalho do Grupo Observatório das Dinâmicas Culturais nas IPES, mostrando a importância da produção e o compartilhamento de conhecimento de políticas culturais e a importância de indicadores para o diagnóstico, monitoramento e avaliação da cultura nas IPES. Por fim, alguns membros participaram da assembleia para decisão do que o Centro-Oeste levaria para o evento nacional, em 21.11.22.

A gravação das atividades está disponível no Canal do Youtube do FORCULT Nacional.

REGIONAL NORTE

Dez representantes de universidades federais e estaduais dos estados da
região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) participaram presencialmente da terceira edição do FORCULT Norte, que ocorreu em Manaus (AM), de 17 a 19 de agosto de 2022, e foi realizada pela Faculdade de Artes (FAARTES) e pelo Centro de Artes (CAUA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Após um hiato de dois anos, a interação presencial permitiu aos membros do FORCULT uma troca de experiências mais intensa, rica e afetuosa. Docentes, técnicos-administrativos, estudantes e comunidade em geral contabilizaram 110 inscritos (62 na modalidade remota e 48 na presencial). A programação cultural contribuiu para adesão do público, que teve a oportunidade de participar de exposições, mostras audiovisuais e visitas guiadas pelo centro de Manaus e espaços culturais.

Os resultados dos grupos de trabalho e partilhas de experiências serão divulgados em uma carta aberta do FORCULT Norte que será divulgada em breve. No mês de outubro, a regional realizará uma assembleia extraordinária para eleger um novo representante que conduzirá a coordenação regional até o final do biênio 2021-2023

Relatos – III FORCULT Norte – Encaminhamentos

REGIONAL NORDESTE

A Universidade Federal de Alagoas realizou no dia 11 de novembro de 2022 o III FORCULT Regional Nordeste. Com o tema “Nordeste em Rede”, o evento tratou das potências e possibilidades da articulação entre as IPES da região no tocante ao debate sobre cultura. Foi um dia de debates e atividades culturais para mostrar a resistência do Nordeste na linha de frente da cultura em Instituições Públicas de Ensino Superior.

O evento ocorreu em formato híbrido e a gravação está disponível no Canal do YouTube do FORCULT Nacional.

REGIONAL SUDESTE

Realizado entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro de 2022, o V FORCULT Sudeste contou com um total de 17 horas de atividades, distribuídas entre a solenidade de abertura, assembleia e cinco mesas temáticas: Mesa 1 – Diálogos em rede: Ações, Proximidades e Desafios; Mesa 2 – Desafios da gestão da cultura nas IPES; Mesa 3 – Compartilhamento dos Grupos de Trabalho do Forcult Nacional; Mesa 4 – Pensar e fazer Cultura: o possível e o extraordinário na gestão e ocupação de equipamentos culturais das IPES da Região Sudeste) e Mesa 5 – Acessibilidade universal, inclusão social, cultura e formação.

O evento foi sediado virtualmente pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, e abordou nas atividades desenvolvidas a importância da gestão, valorização e divulgação de ações culturais desenvolvidas nas instituições públicas de ensino superior – IPES, além de incentivar o trabalho em rede entre as instituições.

Ao final do evento, seis pontos foram levantados na assembleia, e posteriormente, encaminhados para a Coordenação Nacional e Diretoria Executiva. Deliberou-se que a instituição-sede do evento em 2023 será a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.

Informações sobre o evento podem ser consultadas na página específica, e as gravações, no canal oficial do IFTM no YouTube.

REGIONAL SUL

O FORCULT Sul é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em outubro de 2022, nos dias 25 e 26 aconteceu o Fórum Ampliado que teve como tema: Dimensões Culturais nas IPES – dos documentos ao cotidiano. A programação contou com abertura no dia 25 e reuniões de grupos de trabalho no dia 26. O evento foi transmitido no canal do YouTube do Fórum.

Carta FORCULT Sul – Encontro da Regional