2023

VII ENCONTRO NACIONAL DO FORCULT

Realizado de 29 de agosto a 1º de setembro de 2023, na Universidade Federal do Espírito Santo (Vitória-ES), o VII Encontro Nacional teve como documento final a Carta de e da Vitória.

HISTÓRICO

A organização do VII Encontro Nacional do FORCULT segue a todo vapor! As inscrições estão abertas e já foram divulgadas circulares com a programação. Caso você precise, pode solicitar uma carta-convite para participar do evento e apresentar junto à sua Instituição.
O evento contará com atividades culturais, reuniões de trabalho e três mesas de debate com temas emergentes na construção da organização da cultura nas IPES:

  • Financiamento da Cultura nas IPES: responsabilidade compartilhada
  • Perspectivas acerca da formação em Organização da Cultura
  • Cultura e Extensão: diálogos e idiossincrasias

Teremos, também, um momento destinado para Relatos de Experiências, de forma virtual, na semana que antecede o VII Encontro Nacional. Os Relatos de Experiência são espaços para promover apresentações de ações, projetos ou programas de gestão, produção e política cultural realizadas nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras.

Podem inscrever-se como proponentes de relatos de experiência servidores, discentes, agentes culturais, pesquisadores e terceirizados (as) com vínculo nas instituições públicas de ensino superior do Brasil, que atuem na cultura universitária. Cada proponente pode submeter apenas um resumo.

Os resumos aprovados e efetivamente apresentados serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação, os quais serão emitidos por trabalho apresentado, contendo os nomes de todos (as) autores (as).

ENCONTROS REGIONAIS DO FORCULT

FORCULT SUDESTE

Entre os dias 30 de maio e 2 de junho, aconteceu a sexta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Sudeste (VI FORCULT Sudeste), na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba, Minas Gerais. Ao longo de todo o evento, 286 pessoas registraram presença e compareceram representantes dos quatro estados da região sudeste. O perfil do público foi bastante diverso, contando com técnicas e técnicos em assuntos educacionais, discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, docentes do ensino técnico, produtores e gestores culturais, além de pessoas integrantes das comunidades externas às universidades e institutos.

Durante os cinco dias de programação, aconteceram apresentações culturais, palestras, mesas temáticas e lançamento de livros. O VI FORCULT Sudeste teve como proposta integrar gestores, equipes e aqueles que se dedicam aos temas das Políticas Culturais e Gestão Cultural, fortalecendo a dimensão acadêmica da cultura por meio de debates integrados e trocas de experiências entre as IES da região.

No encerramento do evento foram elencadas propostas que serão remetidas ao Encontro Nacional, além da escolha dos novos representantes da coordenação do FORCULT Sudeste, que tomarão posse em setembro deste ano, composta pelo coordenador Jonas Defante (IFF), a vice coordenadora Aparecida Silva (UFTM) e a secretária executiva Giovana Romaro (Unicamp). A instituição sede do VII FORCULT Sudeste, a realizar-se em 2024, será a Universidade Federal da ABC (UFABC), que realizou a primeira edição do evento na região, em 2018.

Boa parte da programação realizada durante o VI FORCULT Sudeste foi registrada em vídeo e está disponível para acesso no canal https://l1nq.com/IvTED

FORCULT NORTE

De 4 a 8 de julho, a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) sediou o IV FORCULT Norte, etapa regional do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT). O evento ocorreu em formato híbrido, no campus UNIR de Porto Velho e com transmissão pelo Canal da UNIR no Youtube, neste link.

Com a temática “Amazônia Plural: Cultura, Memória e Ancestralidade”, tem como objetivo contribuir para o intercâmbio cultural entre universidades como estratégia de valorização da diversidade cultural e desenvolvimento da Amazônia. A palestra de abertura do IV FORCULT Norte abordou o tema Amazônia Plural: Cultura, Memória e Ancestralidade, dia 04/07, no auditório da UNIR-Centro, a partir das 15h. O evento contou com outras palestras, mesas redondas e grupos de trabalho para discussão das temáticas propostas acerca das estratégias de cultura para a região Amazônia no atual contexto do país, do fomento de parcerias institucionais para gestão cultural e do turismo na região, entre outros assuntos pertinentes. Também aconteceram atividades culturais no Campus da UNIR e em pontos turísticos de Porto Velho, além de visitas guiadas à Galeria de Artes da UNIR e às coleções biológicas e arqueológicas. O evento foi organizado pela UNIR por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea).

Veja aqui a programação completa do FORCULT Norte.

FORCULT CENTRO-OESTE

A quarta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras – Forcult – Regional Centro-Oeste, ocorreu nos dias 12 e 13 de julho de 2023, no Instituto Federal de Brasília – IFB. O IF Goiano é parte integrante desse fórum e organizador do evento, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão do IFB, que é destinado à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão da cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).

O evento teve três mesas redondas para discussão das temáticas: “Financiamento para Cultura nas Instituições de Ensino Superior”, “Superando desafios: implementação de ações de arte e cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior” e Sistema Nacional de Cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior: possíveis ações colaborativas”. Também ocorreu uma assembleia com a eleição do biênio 2024/2025 para representação da regional Centro-Oeste nos próximos anos. O evento aconteceu concomitante com o IFestival Dança do IFB e contou com a apresentação de mostras artísticas.

FORCULT SUL

O FORCULT Sul aconteceu presencialmente no período de 26 e 27 de julho, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na cidade de Curitiba, Paraná, com a temática “Transversalidades da Cultura: presenças em tempos, espaços e ações”.

FORCULT NORDESTE

IV FORCULT Nordeste foi realizado entre os dias 08 e 10 de agosto na Universidade Estadual da Paraíba – Campus Campina Grande -PB em formato híbrido. O evento teve como tema geral: “Cultura e Educação: Políticas e Financiamento Culturais nas Instituições Públicas de Ensino Superior” e contou, ainda, com eleição para sua coordenação regional.