O que é o FORCULT?
O Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORCULT) é uma entidade, de natureza propositiva e consultiva, destinada à articulação entre agentes culturais para promover a reflexão crítica, a orientação e o acompanhamento de políticas culturais e da gestão de cultura nas Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (IPES).
O FORCULT se estabeleceu em 2017, e desde então vem se reunindo em encontros anuais para a construção de possíveis caminhos para a busca de uma gestão cultural universitária pautada pelo reconhecimento do papel cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) e da transversalidade da cultura nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como nos diversos campos de conhecimento. Em novembro de 2020, foi aprovado o Regimento do FORCULT e em setembro de 2021 foram eleitas as primeiras gestões da Coordenação Nacional e da Diretoria Executiva, visando a institucionalização do Fórum.
Quem pode participar?
Pode fazer parte do FORCULT qualquer membro da comunidade universitária atuante no campo da cultura, sejam gestores, profissionais técnico-administrativos, produtores culturais, agentes culturais, pesquisadores e/ou discentes, cuja atuação inclua a cultura nas suas múltiplas dimensões e nos diversos segmentos no âmbito do ensino, pesquisa e extensão.
São membros do FORCULT aqueles que, obedecendo o estabelecido acima, se inscrevam e participem dos encontros regional e nacional do Fórum. Atualmente, contamos com 63 IPES com participantes no FORCULT, o que demonstra a grande abrangência de nossas atividades.
Como o FORCULT atua?
O FORCULT atua de modo contínuo durante todo o ano na forma de Grupos de Trabalho – que discutem e propõem soluções para questões relevantes para a gestão cultural universitária – e também através das ações e atividades propostas e desenvolvidas pela Coordenação Nacional e pela Diretoria Executiva. Anualmente acontecem também as mobilizações para os encontros regionais e nacional do FORCULT, momentos em que são realizadas as assembleias que deliberam pela aprovação de encaminhamentos e documentos, são criados e/ou encerrados os GTs e definidos os próximos passos do Fórum.
Atualmente, encontram-se em processo de implementação dois programas instituídos pelo FORCULT: o Programa Nacional Corredor Cultural e o Observatório das Dinâmicas Culturais nas IPES. Ambos os programas preveem uma série de ações realizadas junto às IPES, mediante adesão.
Se quiser saber mais sobre o histórico deste Fórum, clique aqui.