FORCULT

2017

I FORCULT NACIONAL

A ideia de criar um Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Brasileiras ganhou corpo em um encontro realizado pela Unicamp em 3 de abril de 2017, o Fórum Gestão e Produção Cultural e Políticas Públicas de Cultura: o papel da universidade. Esse debate motivou a criação de uma rede de gestores que decidiu se reunir em novembro de 2017 no XIII Enecult.

Assim, um primeiro Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior Brasileiras foi realizado no dia 14 de setembro de 2017, no XIII Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, em Salvador. Em seu texto de apresentação, o Fórum explicita o intuito de “promover o debate e a formulação de propostas acerca do papel das instituições de ensino superior (IES) brasileiras na elaboração e na condução de políticas públicas culturais”. Também manifesta o propósito de tornar-se uma atividade contínua: “A partir desse encontro presencial, pretende-se amplificar diálogos e trocas iniciados em grupos mais restritos, para que efetivamente se crie o Fórum de Gestão Cultural das IES, reafirmando o papel da universidade no campo da arte e da cultura, avançando na institucionalização de políticas, planos de cultura e projetos no âmbito das IES”. Estiveram presentes 18 instituições: UFC, UFPI, UFABC, UFRRJ, UFSC, UNIFESP, UFRB, UNILAB, UFPR, UNILA, UFCA, UESB, UFF, UFBA, UNISO, UFOB, UNEB, UESPI.

Na chamada para a segunda reunião, os organizadores indicam que, após a primeira reunião, algumas regiões, estados e instituições continuaram em processo de articulação, “fortalecendo a ideia dessa rede e a necessidade de termos outro encontro nacional, com representação do maior número possível de Instituições de Ensino Superior e servidores. Essa convocatória vem no intuito de suprir essa necessidade e avançar na articulação cultural entre as Instituições de Ensino do país”.

Após a realização do I FORCULT Nacional, três outras iniciativas regionais foram realizadas no ano seguinte (2018), nas regiões sul e sudeste, antecedendo o II FORCULT Nacional:

a) Um 1o Fórum Regional de Gestão Cultural das IES Sudeste foi organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFABC, em 14 e 15 de junho de 2018, no Campus da UFABC. Motivado pela reunião nacional, a região Sudeste organizou seu encontro “para as coletas de demandas locais, a serem levadas para o 2o Fórum de Gestão Cultural das IES Brasileiras”. Em sua chamada, a ideia do Fórum é apresentada como “dois dias de discussões e palestras direcionadas exclusivamente para as áreas culturais das IES”. O convite segue justificando que: “Essas áreas (sejam elas Pró-reitorias, Coordenadorias, Seções etc.) têm demandas e características próprias que, não raro, ultrapassam os limites territoriais e acadêmicos das IES. Por isso, ter um espaço para as áreas de culturas das IES da região”.

b) Um primeiro Encontro Regional dos Agentes Culturais das Instituições de Ensino Superior da Região Sul, em 14 e 15 de junho de 2018, foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Coordenadoria de Cultura – COC / UFPR. Foi realizado na Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (Matinhos-PR). O evento tinha como objetivo promover o encontro de servidores técnicos administrativos e docentes das instituições de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que trabalham diariamente com gestão e produção cultural dentro das universidades públicas. Apresentava também o propósito de promover um espaço de intercâmbio entre os agentes culturais; estruturar a formação do Fórum Regional dos Agentes Culturais das Instituições de Ensino Superior – Região Sul e construir ações que permitissem a troca de bens culturais entre as IES.

c) O I Encontro de Gestores de Cultura das Instituições de Ensino Superior do Ceará, realizado em 30 de maio de 2018, na Casa de José de Alencar (CJA), em Messejana, foi um marco para consolidar a articulação entre os que pensam e fazem a gestão cultural nas IES no Ceará. Entre as deliberações, destaque para a aprovação da proposta de criação do Fórum de Gestão de Cultura e Arte das Instituições de Educação Superior do Ceará (FOCART-CE). O encontro foi organizado pela Universidade Federal do Ceará, através da Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE), e pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT). Além de gestores culturais das duas instituições, o encontro teve a participação de gestores da área de arte e cultura da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Universidade Regional do Cariri (URCA), Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).