FORCULT

2019

III FORCULT NACIONAL

O III Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior foi realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto de 2019, no campus Ondina da UFBA, paralelamente à programação do XV Enecult. Durante o Fórum, foram realizados grupos temáticos (GTs) que debateram o atual papel da cultura nas instituições, a ampliação do intercâmbio de experiências e as estratégias de fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico. Também foi realizada uma primeira assembleia deliberativa, com o objetivo de organizar e fortalecer o FORCULT como espaço regular de articulação das áreas de cultura das instituições de ensino superior. Este Fórum contou com a presença de 27 instituições de ensino superior (IFF, IFMS, IFPB, IFSertão-PE, IFSP, UEPB, UESB, UEVA, UFABC, UFAL, UFBA, UFCA, UFCSPA, UFERSA, UFJF-GV, UFMG, UFOB, UFPA, UFPI, UFPR, UFRB, UFRGS, UFRR, UFSC, UFU, Unicamp e Unilab).

Por deliberação de sua primeira Assembleia, a Comissão Organizadora do III FORCULT enviou carta à Presidência da Andifes, encaminhada pelo Reitor da Universidade Federal do Cariri. Enviou também carta à Presidência do Forproex e aos participantes do 45o Forproex Nacional. A carta apresenta o Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT) como grupo formado com o objetivo de consolidar um espaço regular de articulação entre áreas de cultura das instituições de ensino superior. O documento fala de sua constituição em 2017 e de suas três edições (2017, 2018 e 2019), todas elas como parte da programação do Encontro de Estudos Multidisciplinares de Cultura (Enecult), realizado anualmente na UFBA. Diz que, em virtude da ampliação da participação e do aprofundamento dos debates, em 2019 o FORCULT realizou sua primeira assembleia deliberativa, na qual estiveram presentes 27 instituições (IFF, IFMS, IFPB, IFSertão-PE, IFSP, UEPB, UESB, UEVA, UFABC, UFAL, UFBA, UFCA, UFCSPA, UFERSA, UFJF-GV, UFMG, UFOB, UFPA, UFPI, UFPR, UFRB, UFRGS, UFRR, UFSC, UFU, Unicamp e Unilab). Apresenta as pautas da assembleia e suas deliberações:

A assembleia concentrou-se em três pautas:
a) a institucionalização do Fórum, ou seja, sua constituição formal com regimento e funcionamento organizacional próprios;
b) a votação do calendário do Fórum;
c) indicação da comissão organizadora FORCULT 2020.

No tocante à primeira pauta (institucionalização do FORCULT), o quórum deliberou favoravelmente à institucionalização do Fórum, e, a partir daí, um grupo formado durante a Assembleia concentrou-se, entre outros temas correlatos, na redação do Regimento do Fórum, que foi discutido e aprovado em assembleia extraordinária do FORCULT em 30 de novembro de 2020. Com relação à segunda pauta (calendário do FORCULT), o quórum deliberou por um encontro anual, a ser realizado concomitantemente a um evento cultural, em 2020. Votou-se pela realização do FORCULT junto ao Festival de Inverno da UFMG (em junho ou julho de 2020) e também ao 9o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), a ser realizado na mesma ocasião.


A assembleia também deliberou pelo envio de um documento de apresentação do FORCULT ao Forproex, de modo que ambos os Fóruns pudessem fortalecer-se mutuamente, compartilhando experiências e estratégias benéficas às áreas culturais e extensionistas de cada Instituição. O FORCULT colocou à disposição do Forproex os materiais desenvolvidos durante o encontro de 2019, assim como a memória do evento. Após a realização do III FORCULT Nacional, ainda em agosto de 2019, outras duas iniciativas importantes, localizadas no nordeste e sudeste, aprofundaram o debate:


● Na Paraíba, o observatório de Políticas Culturais (ObservaCult), grupo de pesquisa e extensão ligado à Universidade Federal da Paraíba, realizou o debate “Políticas culturais para as universidades”, em 16 de agosto de 2019. Conectado ao movimento nacional do FORCULT, o ObservaCult compreendeu a pertinência de facilitar o debate entre as instituições paraibanas no intento de aproximar, trocar experiências, estabelecer ações conjuntas, reunir e articular seus setores e agentes culturais. A mesa foi composta por cinco debatedores, sendo eles o Gestor de Projetos na Coordenação de Extensão Cultura – Prac/UFPB, pelo Coordenador de Cultura Dcult/Proexc/IFPB, por um membrodo Conselho Estadual de Educação, pelo Pró-Reitor de Cultura da UEPB, pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão da UFCG, e por um produtor integrante do CCBNB-Sousa.


● Em Belo Horizonte (MG), uma reunião do Grupo de Trabalho do FORCULT Sudeste, formado como parte de uma proposta de cooperação técnica entre as IES, foi realizado entre 19 e 22 de agosto de 2019, dentro do Fórum UFMG de Cultura: políticas e gestão cultural nas Instituições de Ensino Superior, realizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG. O Fórum UFMG de Cultura foi realizado no contexto de articulação nacional de gestores de cultura das IES através do FORCULT – Fórum Nacional de Gestão Cultural das IES e de seus desdobramentos regionais. Por isso, abrigou a reunião do Grupo de Trabalho que teve como objetivo discutir a institucionalização da política e da gestão cultural através da formulação de Planos de Cultura nas universidades e propor que os Planos de Desenvolvimento Institucional contemplem a cultura. Entre os presentes, UFMG, UFU, UFRJ, Unicamp, Universidade Federal do Cariri.

Em meados de março de 2020, suspendemos os preparativos para a realização dos eventos regionais e nacional (o nacional seria realizado nos dias subsequentes ao 9o CBEU, 18 e 19 de julho de 2020), em razão da disseminação do Covid-19. Em 03 de julho de 2020, retomamos a organização dos eventos regionais e nacional sob o formato remoto.

Em setembro de 2020, os fóruns regionais, em edição remota e de forma articulada, antecederam a realização do Fórum nacional e tiveram a programação parcialmente compartilhada:

a) III Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sudeste (FORCULT Sudeste), realizado nos dias 8 a 10 de setembro de 2020, em formato virtual, e com organização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento recebeu a inscrição de 179 participantes de 29 IPES do Sudeste: UFU, UFRJ, IFRJ, UFV, UNIFESP, CEFET-RJ, UFVJM, IFSP, UFMG, IFTM, UFOP, UNICAMP, UNIFAL, USP, IFES, UFTM, UFSCAR, IFNMG, UENF, UFSJ, UFJF, IF Sudeste MG, IFF, UFABC, UFLA, UNIFEI, IFMG.


b) O I Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Nordeste foi realizado nos dias 08 a 10 de setembro de 2020, organizado pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e a Universidade Federal da Bahia – UFBA, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Na programação foram previstos Grupos Temáticos (GTs) realizados regionalmente, como preparatórios para a discussão nacional, e palestras, estas organizadas em rede com o 3o FORCULT Sudeste. As seguintes IES estiveram presentes: IFBA, IFBAIANO, IFMA, UEFS, UERN, UFAL, UFBA, UFC, UFCA, UFCSPA, UFOB, UFPE, UFPI, UFRB, UFRN, UFRPE, UFSB, UNEAL e UVA.


c) O I Fórum de Gestão Cultural das Instituições de Educação Superior da Paraíba aconteceu com o objetivo de promover o debate, propor diretrizes para políticas culturais nas instituições de educação superior e discutir os desafios para o segmento cultural na Paraíba. Foi realizado nos dias de 8 a 10/9 em uma produção colaborativa entre gestores, servidores de setores culturais, pesquisadores, extensionistas e estudantes do IFPB, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Federal da Campina Grande (UFCG). Os GTs do evento discutiram questões de interesse das IES paraibanas e funcionaram como espaço preparatório para as discussões do 4o Fórum Nacional (FORCULT).


d) I Fórum de Gestão Cultural das Universidades Federais da Região Norte foi realizado entre os dias 8 e 10 de setembro de 2020, com a presença das seguintes IES: UFAC, UFAM, UFT, UFOPA, UFPA, UNIR, UFRR.


e) I FORCULT Centro-Oeste foi realizado entre os dias 8 e 10 de setembro de 2020 pela Rede de Cultura IPES-GO (UFG, IFG, UEG, IFGoiano, UFCAT, UFJ, UFMT, UNEMAT, UFGD, IFMT, UEMS, UFMS, IFMS, Unb, IFB) em parceria com o 3o FORCULT Sudeste: “Esta mobilização busca fortalecer e ampliar a rede de pessoas responsáveis pela gestão da cultura nas IES, em especial enquanto a educação enfrenta uma significativa redução de investimentos e descontinuidade de programas. Além disso, há um grande cenário de instabilidade na gestão da cultura no Brasil, impondo ainda mais fragilidades aos diversos setores culturais.”