V FORCULT NACIONAL
A Universidade Federal de Goiás, com a colaboração da Rede de Cultura IPES – GO, sediou a 5a edição do FORCULT – Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2021 de modo remoto. O evento foi precedido pelos encontros das regionais II FORCULT Norte, II FORCULT Sul, IV FORCULT Sudeste, II FORCULT Sudeste e II FORCULT Centro-Oeste.
A programação do V Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior contou no primeiro dia com a solenidade de abertura, uma mesa e uma conferência intitulada “Culturas emergentes: a utopia final?” proferida por Teixeira Coelho, realizadas de forma síncrona e transmitidas pelos canais YouTube do FORCULT e da UFG_Oficial. No segundo dia, a programação foi restrita às pessoas inscritas, sendo enfocado o trabalho dos grupos de trabalho e as reuniões dos técnicos administrativos e dos dirigentes da Cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior; e por fim, o terceiro dia foi dedicado à finalização dos Grupos de Trabalho, Assembleia Geral e posse da diretoria eleita. Na Assembleia Geral foi eleita a chapa única composta por Fabio Augusto Cerqueira (Unicamp), Presidente; Fernando Antonio Mencarelli (UFMG), Vice-Presidente; Giovanna da Costa Romaro (Unicamp), Secretária Executiva na Coordenação Nacional; Gabriela Maruno (UFABC), Diretora; Tayane Bragança de Almeida (UFMG), Diretora Adjunta; Camila Lopes Corrêa da Costa (UFRJ), Secretária Executiva; Flavia Maria Cruvinel (UFG), Secretária de Comunicação; Anna Christina de Queiroz Rodrigues (UFAL), Coordenadora de Grupos de Trabalho na Diretoria executiva. Na sequência dos trabalhos, foram apresentadas as discussões realizadas nas reuniões dos TAEs e dos Dirigentes e nos Grupos de Trabalho, a saber: GT.1 – Corredor Cultural; GT2 – Observatório Cultural do FORCULT; GT.3 – Políticas Culturais das IPES; GT. 4 – Financiamento para a Cultura nas IPES; GT.5 – Redes para capacitação em gestão cultural nas IPES.
Na programação cultural foram apresentados shows do Projeto Música no Câmpus com Hamilton de Holanda, especialmente gravado para o V FORCULT, Chico César e Angela Roro, além de atividades culturais apresentadas de forma assíncrona com as programações do Lives #CulturaNaUFG e do Centro Cultural UFG. O evento contou com 198 inscritos, 82 docentes e dirigentes de cultura e 116 Técnicos Administrativos das cinco regiões brasileiras. Como proposição da Assembleia Geral foi indicada a elaboração de um documento “Carta de Goiânia” expressando princípios em defesa do direito à cultura; da democracia; da diversidade cultural; dos direitos humanos; e do compromisso das instituições públicas de ensino superior na formulação e no aprimoramento de políticas culturais que promovam espaços de memória, de criação, de produção, de fruição e de circulação de bens culturais diversos, por meio de processos participativos e contínuos.