IV FORCULT NACIONAL
O IV Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT) aconteceu de 21 a 23 de setembro de 2020, organizado pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG e integrado à programação do 52o Festival de Inverno UFMG. Em sua quarta edição nacional, o FORCULT consolidou-se como um espaço regular de articulação entre as áreas de cultura das IES para integrar os gestores e as equipes que atuam nas áreas de cultura de todas as instituições de ensino superior. A realização do FORCULT em caráter remoto, ainda que tenha representado uma perda decorrente da impossibilidade do encontro presencial, permitiu que outras formas de articulação acontecessem e que se criassem condições para que o diálogo entre as muitas e diversas Instituições de Ensino Superior envolvidas com as áreas de Cultura se intensificasse ou mesmo se estabelecesse.
As atividades foram online com palestras e debates voltados ao fortalecimento das políticas culturais no âmbito acadêmico. Apresentações artísticas do Festival de Inverno da UFMG complementaram a programação diária.
Em sua abertura, o evento contou com a presença do Presidente da Andifes, prof. Edward Madureira, Reitor da UFG, e da Reitora da UFMG, prof. Sandra Goulart Almeida. Em seguida houve uma palestra do ex-ministro da Cultura Juca Ferreira sobre “O papel das universidades na construção de um sistema nacional de cultura”.
Dando continuidade às discussões iniciadas no último fórum, cinco grupos temáticos (GTs) propuseram metodologias para um Corredor Cultural Nacional, a realização de pesquisas e indicadores, além de um mapeamento dos equipamentos culturais das Instituições de Ensino Superior (IES). Um documento com orientações para a construção de uma política cultural pelas instituições de ensino superior foi produzido durante o fórum.
● GT1: Proposição de uma metodologia para um Corredor Cultural Nacional;
● GT2: Criação de um mapeamento de equipamentos culturais das IES;
● GT3: Criação de um documento com instruções gerais para a criação de uma política cultural pelas IES que ainda não possuem;
●GT4: Proposição de realização de pesquisas – indicadores, mapeamentos – no âmbito das IES;
● GT5: Elaboração de minuta de Regimento para o FORCULT.
A IV edição do FORCULT contou com a presença de 258 participantes inscritos de 87 IES, quais sejam: IFMS, IFPI, IFPB, IFTM, IFES, IFF, UECE, UENF, UERN, UFAL, UFAM, UFBA, UFC, UFCA, UFMG, UFMT, UFOB, UFOPA, UFPA , UFPB, UFPE, UFPR, UFRPE, UFSC, Unicamp, UNIFESP, UNILAB, UNIRIO, UERN, UNIRIO, UEPB, UFCAT, UFG, UFRR, UFSJ, UFU, UFJF, UFOP, UFABC, UFRJ, UNIFESSPA, UFRRJ, Flacso-Brasil, IFPE, UFRN, IFG, UFRGS, UVA, UFCSPA, IFNMG, UFRO, UERJ, UFRB, UFLA, UNIR, UFAC, IFMA, IFBA, IFRJ, UFVJM, IFNMG, IF Sertão-PE, UFSB, UFR, UNILA, USP, UESC, IFGoiano, UESB, UFG, IFBaiano, UTFPR, PUC-RIO, UNIP, UFSCAR, UNIPAMPA, UFPEL, UNIFAL, UDESC, UFES, UEM, IFRS. UNIOESTE, UNESPAR, UERGS, UEPG e UFSM.
Os documentos produzidos pelos GTs foram o Regimento do FORCULT e um documento com instruções gerais para a criação de uma política cultural pelas IES. Os documentos foram apresentados na Assembleia Geral e disponibilizados para análise e para discussão/aprovação em Assembleia Extraordinária do FORCULT realizada em 30/11/20. Na Assembleia Extraordinária, foram aprovados o Regimento do FORCULT e o documento nomeado “Instrumento para Implementação de Política Cultural e Planos de Cultura nas IPES”, que foi publicado pela Universidade Federal de Pelotas em dezembro de 2020.
Na Assembleia Geral foram definidas a UFG como nova sede do V FORCULT Nacional, a UFRJ como nova sede do IV FORCULT Sudeste e a Universidade Federal Rural de Pernambuco como sede do II FORCULT Nordeste. Ainda em 2020, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sediou, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior (FORCULT – SUL).